builderall

Não seria incrível abrir qualquer livro no idioma que você está aprendendo e saber todas as palavras de lá? A sensação de saber como ler um livro em outro idioma, de capa a capa é incrível, dá, ao mesmo tempo, a sensação de dever cumprido e realização. Neste post eu vou mostrar pra você o passo a passo de como ler livros em outro idioma. Você vai descobrir:


Como ler um livro em outro idioma: Segredo #1 ? Quanto tempo ler para ser fluente



O primeiro segredo para saber como ler livros em idioma estrangeiro é saber quanto tempo você precisa ler para realmente adquirir aquele idioma.


Veja que não apenas o tempo de leitura diária é importante, mas um tempo útil de leitura.


Deixe-me explicar.


Imagine que você leia 1 hora por dia em mandarim chinês.


Mas nessa uma hora você não entende nada e fica aproximadamente 30 minutos em uma linha.


Para ler uma página você tomaria décadas. Um verdadeiro esforço de Sísifo.


O que eu quero dizer com tempo útil de leitura é um tempo que você passa lendo em uma boa velocidade de leitura, tendo uma leitura mais flúida.


Entretanto, aprender a ler em outro idioma é questão de saber o que priorizar logo no começo. Não é necessário saber todas as palavras de uma frase para entendê-la.


Veja-se essa passagem de Machado de Assis:


Não se pode khaixa se tsdus as lágrimas que xiê numbst chiachue aos olhos, foram do huspere, ou se algumas eram do compositor.


Certamente você entendeu na primeira passagem que há alguém que chora e que há alguma dúvida sobre o choro. Essa é a essência da frase. A frase original, do belíssimo cono "Um homem célebre" é a seguinte:


Não se pode dizer se todas as lágrimas que lhe vieram sorrateiramente aos olhos, foram do marido, ou se algumas eram do compositor.


Você pode ter uma leitura flúida sabendo apenas uma porção de palavras, ou seja, sabendo as palavras mais frequentes de um idioma. Eu falei extensivamente sobre isso neste post aqui.


Portanto a primeira coisa que você tem que saber é: aprenda as palavras mais frequentes antes de tentar pegar seu primeiro livro em outro idioma.


Sabe por que isso é importante? Porque se você só fosse usar livros ou textos para aprender idiomas, você precisaria ler 92 livros para aprender 9.000 palavras, segundo Paul Nation. Seja sincero, quando foi a última vez que você leu aproximadamente 8 livros em 1 mês? Ler 92 livros em outro idioma tomaria anos.


Entretanto, se você sabe quais são as palavras mais frequentes, e aprende elas de um jeito otimizado, como mostro neste post, você consegue avançar muito mais rápido na sua fluência.

Eu fiz um vídeo explicando mais sobre listas de frequência, você pode vê-lo abaixo:






Isso vai ajudar você a ter uma leitura mais fluida, aproveitar mais a leitura e, consequentemente, passar mais tempo lendo enquanto se expõe àquele idioma.


Recentemente eu li uma pesquisa que me deixou intrigado para testar a hipótese do artigo. Segundo o autor, para você entender 90% de um livro em Japonês bastaria saber apenas 4 mil palavras.


Bom... pensei eu: "Estou aprendendo mandarim Chinês, sei basicamente 5420 palavras, e o próprio Japonês não fica tão distante assim do Chinês, uma vez que também usa ?? (hanzi) em suas palavras ? que em japonês são chamados de Kanji, "palavras" que vieram do chinês.


Então decidi começar a ler meu primeiro livro em mandarim e fiquei muito feliz em descobrir que minha leitura já era fluida o suficiente para que eu pudesse terminar não apenas um, mas dois livros em menos de um mês.


Claro que não leio em chinês na mesma velocidade que leio nos outros 5 idiomas que aprendi, mas é uma leitura bem fluida por ter passado apenas 8 meses estudando o idioma. Geralmente lemos a uma velocidade de 120 ou 140 ppm (palavras por minuto) em nosso idioma nativo, segundo essa pesquisa.


Então digamos que você leia 90 palavras por minuto no idioma que você está aprendendo, ou seja, 90ppm. Será que essa é uma boa velocidade de leitura? É uma leitura fluente?


Ora, penso eu que sim! Se você passar uma hora lendo, será exposto a incriveis 5400 palavras naquele idioma.


Quão rico é isso para aprender idiomas!


Então o primeiro segredo para ler em outro idioma é: aprenda antes as palavras mais frequentes para que sua leitura seja fluida e comece logo a se expor ao material escrito no idioma que você está aprendendo.



Segredo #2 ? Saiba as melhores estratégias para ler em inglês ou outro idioma



Digamos então que você seguiu os passos que eu passei até agora e decidiu começar a ler. Você deve pensar... quais são as melhores estratégias para tirar o máximo proveito da minha leitura?

Aqui vou passar 6 estratégias que vão revolucionar como você lê livros, artigos, contos, histórias e qualquer outro material no idioma que está aprendendo.



1) A leitura proativa e ativa



A primeira estratégia que você tem que conhecer ? e dominar ? é a leitura proativa e a leitura ativa ? que também foram chamadas de leitura extensiva e ativa.


Essa foi uma das técnicas eu conheci há anos atrás, quando queria saber como ler livros em inglês.


O que significam essas leituras? Ora, elas ilustram quais são os níveis de atenção você terá na hora de ler.


A leitura proativa significa que você está muito focado na leitura, e gastando bastante energia para ler. A leitura proativa significa que você:


As práticas são infinitas. Ler proativamente significa que você está concentrado(a) e também desempenhando alguma ação enquanto lê para reter muito mais aquele conteúdo.


Já a leitura ativa você apenas lê e segue o fluxo da leitura. Não busca exaustivamente palavras no dicionário, apenas aquelas fundamentais para você entender a essência da frase. Ler ativamente significa ler mais rápido, mas gastando menos energia na leitura e, consequentemente, sendo exposto(a) a mais palavras por minuto.


Ambas as leituras têm suas vantagens. Eu fiz um passo a passo completo, pra você dominar esses dois modos de leitura. Acesse ele clicando aqui.



2) O capítulo de ouro



A técnica do capítulo de ouro é ótima para ler livros em outros idiomas.


Ela consiste em você fazer uma leitura proativa e focada apenas no primeiro capítulo; depois disso basta ler o livro em uma leitura mais rápida ? a leitura ativa.


Você precisa ler de modo mais focado e buscar palavras, salvar frases etc., apeas na primeira parte do livro pois isso ajudará você a entender os personagens, conhecer os lugares, estilos do escritor e palavras mais usadas.


Eu fiz um vídeo inteiro sobre essa técnica que você pode assistir abaixo:






3) Setup



A terceira estratégia dessas dicas e técnicas de leitura em língua estrangeira é ter um bom setup, ou seja, conhecer alguns sites e recursos legais para ler em outro idioma.


Eu também fiz um vídeo para mostrar alguns deles:






4) O poder das histórias



Os gregos aprendiam com histórias; a mitologia era fonte de ensinamentos desde as artes até a Ética e matemática, segundo Jaeguer e Marrou. Então porque não ler um livro em outra lingua seguindo esses passos? Porque não ler um livro de histórias em outro idioma?


Aprender com histórias é ótimo pois as histórias ajudam você a memorizar melhor as palavras e a compreender a essência de um trama pela previsibilidade da ação dos personagens.


Quando você se conecta com uma história, isso ajuda você a se motivar e continuar aprendendo.


Eu tenho dois vídeos no canal onde mostro como você pode usar as histórias a seu favor para aprender muito enquanto se diverte na leitura.









5) O poder de um clássico



Eu adoro um bom livro clássico, Shakespeare, Balzac, Camões, Cervantes... são grandes nomes.


Somente a pura ideia de ter que esperar anos para poder aprender um idioma ao ponto de poder lê-los me deixava ansioso e até mesmo desanimado.


Mas eu dei um jeitinho de ler esses caras, mesmo se você não é muito avançado no idioma.


Eu fiz uma playlist inteira sobre essa técnica que eu chamo de "Ferramenta de Idiomas".


Você pode acessar a playlist neste link clicando aqui.



6) A leitura em várias camadas



Segundo Billy Woodal em pesquisa publicada pela universidade de Porto Rico, quando lemos e ouvimos, não apenas aprendemos mais, como também passamos a gostar mais da nossa leitura.


Eu sinceramente adoro usar a Audible e o Kindle Unlimited da Amazon em uma estratégia de leitura que mostro em detalhes neste vídeo:






Claro que a abordagem de texto + áudio também pode ser feita totalmente grátis, principalmente para inglês, usando o TED Talks, como mostro em detalhes aqui.



Segredo #3 ? A ordem é fundamental



Há uma história engraçada na minha família que quero dividir com você.


Há muitos anos atras um tio de meu pai foi contratado para destruir um velho casebre na beira de uma BR onde nossa família vivia, e lá foi ele. Destruiu as paredes, várias colunas até que finalmente, depois de uma das marretadas acertar uma coluna fundamental, o telhado da casa veio abaixo.


É isso mesmo, o tio de meu pai não havia tirado o telhado para derrubar a casa e estava dando marretadas nas paretes e colunas debaixo do teto!


Felizmente essa história acabou bem pois no casebre havia um fogão a lenha de ferro fundido. Quando o telhado caiu, o tio de meu pai foi protegido pelo fogão. A história é contada em toda reunião de família e gera boas risadas até hoje.


Por que resolvi falar isso pra você?


Porque a ordem das coisas é fundamental.


Retirar o telhado antes de derrubar as paredes. Não adicionar o chocolate antes da menteiga num bolo de chocolate, não tentar fazer cálculo I sem ter passado por algebra e arítméticas básicas...

A ordem pode salvar você de muitas armadilhas.


A leitura também é assim. Existem tipos de leituras mais fáceis pra você começar e ir avançando.


Lembra-se que eu disse daqueles livros em mandarim que eu acabei de ler?


Então, eles foram livros de leitura gradual, ou seja, um livro adaptado com um vocabulário não tão complexo. Eu pensava que demoraria 30 dias para ler o primeiro deles e acabei lendo em dois dias! O segundo eu demorei 3 dias e hoje estou quase finalizando o terceiro!


Eu fiz um vídeo explicando como funciona essa ordem e nesse vídeo você vai poder baixar um PDF meu com a ordem de vários tipos de leituras.


Assim você vai conquistando um nível de cada vez.


Veja o vídeo abaixo:






Se você quer ter acesso ao PDF com a graduação do tipo de leitura, do mais fácil ao mais complicado, clique aqui e baixe o PDF.



Segredo 4 ? Sendo alçado à sua catedral



Eu tenho uma estante de livros bem atrás de mim. E onde outras pessoas veem livros eu vejo memórias.


A leitura, embora seja uma atividade solitária, é, na verdade, um compartilhar íntimo de sonhos, experiências e expressões.


Quando você começa a ler em outro idioma, você passa a ver outro mundo, adentrar a um universo de expressões, visões, culturas e sensações que estavam até então fechados para você.


A cada palavra nova que eu leio em um livro novo, mais colorido fica o caleidoscópio da minha vida.


Em especial, quando pego um livro de literatura ? poesia, ficção ? passo a compartilhar o mistério individual de outros autores que colocaram muito de seu mundo interior naquelas páginas.


A partir daquilo que eles sabiam sobre si mesmos e sobre seu mundo, eu passo a entender mais o meu próprio mundo.


Creio que é fino o limite entre a realidade e a folha de papel.


Compartilhar da leitura em outro idioma é ser alçado a outro ápice da sua vida donde você nunca mais quer descer, é enriquecer a sua vida em tantos detalhes que você começa a perceber muito do que até então era desconhecido a você.


Ler em outro idioma, e compartilhar essa cultura comum, é criar uma catedral de sentimentos e expressões, tão rica em detalhes, que faz você perder-se dentro de si mesmo ao relembrar de tudo que já viveu no distante branco criado por duas folhas de papel.


Como diz o grande ensaísta Augusto Meyer:


"Ler um livro é desinteressar-se a gente deste mundo comum e objetivo para viver noutro mundo" ? Augusto Meyer



Em uma sentença



O melhor modo para começar a ler em outro idioma é munir-se das palavras mais frequentes de antemão e então escolher a estratégia de leitura que mais combina com você para só então começar a ler nos níveis mais fáceis de leitura até ser alçado a outro patamar e passar a cultivar, internamente, todo um mundo novo que até então estava fechado para você.