Não seria ótimo poder aprender dois idiomas ao mesmo tempo sem jamais confundir os dois e encontrar tempo para levar ambos à fluência rapidamente?
Nesse post eu vou mostrar como é possível aprender vários idiomas ao mesmo tempo e porque a maioria dos "gurus" sobre aprendizado de idiomas está errado sobre isso.
Então vamos descobrir:
Em 2008 Malcon Gladwell lançou seu livro Outliers, A história do sucesso. Nele, popularizouse a chamada "regra das 10.000 horas".
Hoje eu vou mostrar pra você porque essa regra é uma baita de uma furada e porque você pode sim aprender mais de um idioma ao mesmo tempo, passando de trator por cima dessa regra absurda.
O que é a regra das 10.000 horas.
Segundo o livro de Gladwell se você é uma pessoa que passa 10.000 horas praticando uma atividade, você eventualmente se tornará um expert.
A regra parece óbvia e simples, mas ela é muito perigosa, principalmente para quem quer aprender vários idiomas.
O primeiro perigo é você pensar que vai demorar 10.000 horas para ficar fluente. Como eu mostrei neste post sobre quanto tempo demora para aprender um novo idioma, isso está muito longe de ser certo!
O segundo perigo é o seguinte: você achar que aprender idiomas é só uma questão de horas, como se fosse possível dizer:
"vou aprender 5.000 horas de um e 5.000 de outro e vou ser meio expert".
No aprendizado de idiomas isso não existe.
Isso porque você estará pensando que o desenvolvimento de uma habilidade sua depende da quantidade de horas que você passa desenvolvendo ela e não na qualidade que você passa fazendo esse desenvolvimento.
A maioria dos "gurus" no aprendizado de idiomas por aí vai aconselhar você a não aprender dois idiomas ao mesmo tempo porque, se você o fizer, estará gastando menos tempo em cada um dos idiomas.
Geralmente eles dizem: "é melhor aprender um depois o outro e usar a maior quantidade de suas horas disponíveis para focar em um idioma somente".
O problema desses conselhos é o mesmo problema da abordagem das 10.000 horas: desenvolver uma habilidade não é questão de tempo, é questão de como você faz.
É uma questão qualitativa, não quantitativa.
Bom então essas são boas notícias pra você que quer falar várias línguas, certo?
Você deve estar pensando: beleza, se é questão de qualidade vou aprender varios idiomas simultaneamente sem problema nenhum, é só questão de eu usar bons materiais.
Não tão rápido.
A regra das 10.000 horas e os gurus estão errados em considerar que o tempo seja a variável fundamental.
Agora... o que se tornam empecilhos para você desenvolver suas habilidades em 2 idiomas ao mesmo tempo não são as horas, mas os recursos e o feedback.
Vamos ver quais são esses dois empecilhos e depois vamos ver como podemos contorná-los facilmente!
Se não são as horas o problema, quais são os riscos de aprender dois idiomas ao mesmo tempo então?
O primeiro risco são os recursos. Como Skehan e Foster analisaram neste estudo sobre o desenvolvimento de sistemas complexos (Complex Dynamic Systems Theory), o desenvolvimento de idiomas depende de recursos limitados, tais como:
Veja que Não é questão de quantas horas você tem para estudar um idioma, mas uma limitação de recursos que você tem disponível para fazê-los.
Vê só? A primeira limitação para aprender idiomas não é questão de quantas horas você vai ficar estudando um e outro, mas na disputa entre recursos que você tem disponível pra estudá-los!
"Learning two languages simultaneously ... requires a relatively higher level of motivation, and needs more support from the external environment, like a more adequate language environment for both languages. As the amount of time and cognitive capacities available to a person are finite at any given moment, and since even a highly motivated L2 + L3 learner may allocate more resources to the language they think should be their major priority, the other language would suffer in terms of resources available for learning it." Ting Huang , Rasmus Steinkrauss & Marjolijn Verspoor (2020)
Se o primeiro empecilho foi a disputa de recursos, a segunda dificuldade para aprender vários idiomas ao mesmo tempo é a ausência de feedback.
O feedback nada mais é que uma resposta ao seu esforço, é uma nota que você tira em uma prova, o gosto depois de ter feito um bolo... é o resultado de todo seu trabalho: o resultado de um modo que possamos medí-lo.
Lembra da regra das 10.000 horas? A regra de quantificar nosso avanço pelo tempo que passamos fazendo uma atividade é, na verdade, uma farsa segundo as pesquisas feitas pelo Doutor Anders Ericsson.
Ericsson descobriu que a regra das 10.000 horas de Gladwell é um equívoco quando analisou o comportamento de dois grupos de médicos.
Ericsson descobriu que o primeiro grupo, que correspondia à regra das 10.000 horas pela quantidade de estudos, aquele dos clínicos, tinham um declínio em suas habilidades com o tempo.
Exatamente isso, quanto mais os médicos frequentavam cursos e seminários, piores eram suas habilidades.
Entretanto, o segundo grupo, aquele dos cirurgiões, tinha um ganho tremendo de habilidades ao longo do tempo.
A principal diferença entre eles foi o seguinte: no segundo grupo, o feedback era imediato e os objetivos eram claros; no primeiro, ambas as variáveis quase ou não existiam.
Os cirurgiões recebiam o feedback de suas habilidades rapidamente e, para desenvolverem novas capacidades cirúrgicas, tinham que ter um objetivo muito claro.
O grande problema, e aqui sim isso é um problema para quem quer aprender 3 idiomas ao mesmo tempo, é que quanto mais idiomas você aprende junto, menos feedback imediato você recebe.
Mas, como eu prometi pra você, podemos contornar esses dois problemas facilmente, tanto como o problema da competição de recursos como o problema dos feedbacks imediatos.
Vamos fazer um pequeno resumo do que vimos até aqui
Embora aprender dois idiomas ao mesmo tempo não seja tarefa fácil, e você vai ter que enfrentar certas dificuldades, há sim uma fórmula para você aprender vários idiomas ao mesmo tempo, e ela é cientificamente provada.
Exatamente isso, essa pesquisa feita em 2020 mostrou que podemos sim aprender dois, tres ou até mais idiomas ao mesmo tempo sem que isso prejudique o desenvolvimento de nenhum deles.
A pesquisa feita dividiu dois grupos de estudantes chineses da seguinte maneira:
A pesquisa impressionou porque, como era de se esperar pela teoria das 10.000 horas e da disputa entre recursos, aqueles que passavam menos tempo estudando inglês, desenvolveriam menos suas capacidades.
Entretanto não foi o que aconteceu.
Após vários testes os pesquisadores viram que os estudantes do segundo grupo desenvolveram sim suas capacidades no inglês. Os pesquisadores são taxativos quanto a isso:
"Results show that the L2 + L3 learners did not develop their L2 to a lesser extent than the L2 learners did p. 1" ? Ting Huang , Rasmus Steinkrauss & Marjolijn Verspoor (2020)
"Our findings showed that there were no differences between L2 + L3 learners and L2 learners in holistic gain scores" (idem) p. 13
Viu como nem tudo está perdido?
O que você precisa para colocar isso em prática é de um bom plano para que você imite os cirurgiões, lembra deles? Eles recebiam seus feedbacks imediatamente e tinham objetivos claros.
A prática de receber o feedback imediatamente e ter objetivos claros não é só comum entre cirurgiões, mas também entre atletas e músicos profissionais.
Para alguém que quer saber como aprender varios idiomas ao mesmo tempo, você deve se inspirar nesses grupos, como cirurgiões, atletas e músicos. Você deve:
As próximas 10 dicas estão separadas nessas três categorias.
Separei 10 dicas para você poder atingir cada um desses pré-requisitos do aprendizado de um ou mais idiomas ao mesmo tempo de maneira eficaz. Vamos a elas.
A primeira dica para ter objetivos claros é: estabeleça qual a meta você quer ter naquele idioma e passe cerca de 80% do seu tempo estudando e aprendendo esse idioma para alcançar a meta.
Isso significa que você terá que escolher entre um idioma e outro e já ajuda você a clarificar o caminho que terá que percorrer com ambos.
Exatamente isso, o resto dos 20% que sobrou do seu tempo para aprender idiomas no dia, você deve gastar no outro idioma.
Isso significa que você terá que estudar os dois todos os dias e que colocará mais força de vontade em um que em outro, mas isso força você a não inventar desculpas para não aprender esse segundo idioma que você tanto quer.
A foto abaixo demonstra alguns idiomas e suas respectivas famílias.
Evite escolher idiomas de famílias linguísticas iguais, como o italiano e o espanhol, para que você evite interferências de um idioma em outro.
Acredite em mim, eu aprendi quase todos os idiomas da família romântica e tive sérias dores de cabeça com isso.
Vez ou outra saia um "nous allons alla spiaggia hoy" hahahahha.
Se você tem dois idiomas de famílias diferentes você não só evita a interferência, mas força você a pensar o real objetivo que você quer com cada um deles, se é propósito de viagem, trabalho, gosto pessoal ou porque você não quer ficar para trás.
As três dicas anteriores vão ajudar você a manter seus objetivos bem claros, agora para ter seus feedbacks imediatos, você precisa prestar atenção nessa quarta dica.
Nas dicas #1 e #2 eu disse que você deveria estudar 80% do seu tempo um dos idiomas que escolheu (de preferência de famílias linguísticas diferentes) e os outros 20%, estudar o outro idioma.
Pois bem, lembra da história do cirurgião? Ele recebia o feedback rapidamente. Quando precisava desenvolver novas habilidades de cirurgia, as coisas aconteciam rápido e ele precisava aprender com isso.
Você não quer passar sem o feedback. Lembre-se que a regra das 10.000 horas é furada.
O que você deve fazer é reverter essa regra 80/20 periodicamente para testar seu idioma mais fraco e avançar com ele. Por exemplo:
Assim você pode avançar com o idioma que estava ficando pra trás e ir tendo feedbacks do seu progresso com o outro idioma, agendando lições no iTalki para fazer aqueles 20%, ou somente lendo livros, tentando ver filmes e séries sem legendas e várias outras coisas que testem o seu progresso.
Há poucos princípios de produtividade e aumento de foco mais poderosos que o gerenciamento da energia.
Felizmente eu escrevi dois posts sobre isso aqui no blog.
O primeiro é sobre como destruir e procrastinação e manter o foco, e o segundo é como ser mais produtivo usando um truque muito fácil para ter mais energia o longo do dia.
Falando em foco... seu tempo é precioso e o aprendizado de idiomas leva tempo. Sim, eu acredito que é possível aprender um idioma em 6 ou até 3 meses, e provei isso aprendendo italiano em 6 meses e gravando tudo pra você ver o resultado.
Entretanto, para isso é necessário desenvolver boas habilidades de aprendizado de idiomas; e uma dessas habilidades é saber como manter um foco profundo.
Não estou falando de nenhuma técnica de hipinóse maluca nem nada.
Estou falando de sentar a poupança na cadeira por um período de tempo e estudar sem levantar nem pegar o celular para ver notificação alguma.
Se você fizer isso com ambos os idiomas, irá cansar rapidinho. Por isso recomendo que seus períodos de foco sejam direcionados para aquele idioma que você escolheu passar 80% do seu tempo.
Então selecione um bom horário para você fazer suas seções de estudo em foco profundo daquele idioma.
Uma boa combinação de dicas para aprender dois idiomas ao mesmo tempo é deixar os seus horários com mais energia (da dica 5) para aprender focado, e deixar seus horários de menos energia para aqueles 20%.
Mas isso quem decide é você.
A imersão pode salvar muito seu tempo e energia se ela for bem feita.
Selecione audiolivros que você gosta para que eles sempre estejam prontos para ouvir em seu celular. Assim, quando você for pego na fila do banco, do correios, indo no mercado de apé... passeando com seu cachorrinho, você tem um bom material para ir ouvindo no caminho.
Claro, você pode optar por ouvir podcasts, músicas em outro idioma, vídeos no YouTube... é questão de você deixar tudo bem preparado ok?
A imersão não é só isso, mas mudar o idioma do seu celular... tentar escrever suas notas do dia a dia nos idiomas que está aprendendo e uma série de pequenas práticas que, unidas, fazem toda a diferença.
Seja quais forem os idiomas que você escolheu estude ambos todos os dias.
TODOS OS DIAS.
Para criar o hábito de estudar idiomas e passar a aprendê-los automaticamente, você precisa fazer um pouco todos os dias. Eu falei bastante sobre isso neste post sobre como criar um plano de estudos a prova de falhas para estudar inglês ou qualquer idioma.
No começo é difícil, é sempre mais difícil, mas depois que você criou o hábito, tudo se torna mais fácil.
Quando eu comecei a estudar mandarim, estava difícil para manter a ordem de pegar todos os dias para dar aquele gás em foco profundo.
E olha que era meu horário de maior energia em, logo pela manhã quando acordo!
Para isso eu usei dois truques que aprendi no livro Atomic Habits do James Clear
O que é um "habit tracker"?
Habit tracker quer dizer que você está fazendo um acompanhamento de um hábito e existem vários métodos para isso.
O que eu usei e sempre uso são dois:
Esses "habit trackers" ajudam você a ter um reforço visual de seu aprendizado e torna-se muito gratificante ver ele completar-se no longo prazo.
Ele é bom também porque faz você ver seu progresso sem precisar de motivação todos os dias, mas você se mantém motivado pois não deseja perder todo o progresso que já conquistou.
Na real? É bem legal mesmo!
Para que você evite ficar dependendo sempre de motivação para estudar, você precisa encontrar as ferramentas e recursos que você mais gosta.
Aí sim, se você gosta do processo, você economiza muito sua energia e otimiza seu tempo pois terá prazer de ir estudar idiomas pois gosta de como você está fazendo.
Aqui não tem segredo não, é por tentativa e erro e só assim você vai ver o que é melhor pra você.
Como eu comentei nesse post aqui, não existe um método para aprender idiomas, existem vários: você precisa de uma caixa de ferramentas flexível para poder aprender idiomas do jeito que potencialize as suas próprias habilidades.
O Método Fluência RPG é justamente isso, onde você desenvolve uma habilidade somente: saber como aprender qualquer idioma do mundo. Se você quiser saber mais sobre o Método Fluência clique aqui.
Languages are an invitation to a whole new world - Unknown
Tentar argumentar que aprender dois idiomas ao mesmo tempo é impossível pois não você não está passando tempo suficiente com um somente idioma é furada pois você pode sim aprender dois ou mais idiomas simultaneamente pois, apesar da disputa de recursos e retado no feedback, você pode traçar um bom planejamento com objetivos claros, que possa antecipar seu feedback e gerenciar seu tempo e energia fazendo com que seja possível aprender dois idiomas ao mesmo tempo.