builderall

Recentes pesquisas revelaram um elemento esquecido, que todos têm, e ajuda como parar de procrastinar. Neste post você saberá tudo sobre ele.


Você gostaria de descobrir como grandes intelectuais colocam pouco esforço para aprender qualquer coisa, e acabam sempre performando melhor que os outros? Para mim há um "elemento mático" para você descobrir como parar de procrastinar definitivamente.


Portanto nest post vamos falar sobre:


Vamos lá?




Atenção, Se Você Quer Parar de Procrastinar, Precisa ver Este Vídeo:





Se você viu o vídeo anterior percebeu que este post o completa.


Portanto para vencer a procrastinação você precisa entender tanto as dicas do vídeo, como prestar muita atenção naquilo que eu estou prestes a revelar.


#1 Porque a Velocidade Importa mais que a Motivação para Não Procrastinar



1.1 O que importa mais para parar de procrastinar nos estudos: Motivação ou Método?



Pense comigo, o que importa mais: ter motivação para estudar ou conhecer os melhores métodos de estudos?


A motivação deveria ser a resposta óbvia. Sem a motivação você nem pegaria seus materiais em primeiro lugar. Neste cenário a motivação é amplamente importante.


Agora, pensemos de outra maneira. Você terá notas melhores na faculdade, naquela prova de concurso etc... se estiver motivado(a)? Neste outro cenário as pesquisas mostram que a motivação pouco importa.


Hyde e Jenkins em 1969 fizeram um grande estudo para demonstrar essa hipótese. Eles dividiram dois grupos de estudos da seguinte maneira:


Qual foi o resultado? A Motivação na forma de saber que as palavras eram importantes e que elas seriam testadas posteriormente não teve nenhum impacto em como os indivíduos performaram nas tarefas.


Agora aqueles estudantes que fizeram um processamento raso, também performaram mal.


Os únicos grupos que performaram bem foram aqueles que tiveram uma tarefa mais densa ao trabalharem com as listas de palavras.


E o que tudo isso tem a ver com saber como parar de procrastinar e estudar?


Tudo, porque embora esse seja apenas um estudo o princípio que veio dele é bem robusto e pautado em vários outros estudos. O nome deste princípio é Princípio dos Níveis de Processamento (levels of processing principle).


Este princípio diz que quão maior for seu engajamento no material estudado e técnicas usadas, melhores serão seus resultados.


É exatamente por isso que grandes intelectuais são capazes de aprender as coisas com relativo pouco esforço, pois as técnicas que eles usam fazem com que seu nível de processamento seja muito mais profundo, aprendendo muito mais com muito menos tempo e precisando muito menos de "motivação nos estudos".


Vejamos porque.



1.2 Porque a velocidade importa para parar de procrastinar e estudar



Bom, entendemos que os métodos fazem com que aprendamos mais em menos tempo, e que a motivação pouco importa para nosso resultado final em provas e concursos.


Bom mas, a velocidade do estudo importa? Importa sim e aqui eu vou dizer o porque.


De todas as perguntas e emails que recebo saber como parar de procrastinar e estudar é de longe a dor campeã da maioria dos estudantes.


E qual é o maior remédio que muitos procuram contra a procrastinação?


A motivação.


Mas como vimos a motivação não ajuda você a performar melhor, bons métodos sim. Agora, bons métodos não só ajudam você a performar melhor em provas e concursos, mas também eles aceleram seu aprendizado.


A aprendizagem acelerada é, portanto, a chave para você vencer a procrastinação, vamos ver o porquê.


Primeiro de tudo, se você aprende mais rápido, obviamente você termina qualquer atividade, capítulo ou bateria de questões mais rápido.


O que acontece é que quando começamos a performar atividades de maneira mais rápida, entramos em uma espiral na qual a nossa mente começa a pensar que performar aquela atividade não demanda tanta energia ou tempo, assim, desejamos repetir a tarefa.


Pense só, nós sempre queremos economizar nosso tempo. Ele é precioso demais para nosso cérebro.


Por exemplo, pense que você está querendo malhar. Começa a academia e passa uma a duas horas malhando. Toda vez que você terá que ir na academia seu cérebro lembrará de todo esse tempo, e não desejará ir.


É aí que entra a necessidade de injeções de motivação.


Agora, quando a tarefa é menor... quando você passa 30 a 40 minutos somente, você necessita muito menos de motivação.


Mais um exemplo. Você certamente tem matérias que "gosta" ou não gosta de estudar, verdade? E esse seu "gostar ou não" não está relacionado com o nível de dificuldade da matéria, mas sim com o quanto você consegue processar daquele conhecimento, não é verdade?


Pense por um instante, imagine que você consegue resolver exercícios de algebra linear com certa facilidade. Não é verdade que você precisa de menos motivação para ir praticá-los?


O que acontece é que, pelo fato de você ter um entendimento mais profundo daquele conhecimento, você resolve os exercícios em menos tempo, e seu cérebro acaba processando aquela atividade como: "gostei dessa parada aí".


Quando você é mair rápido, você termina mais atividades por unidades de tempo, assim torna-se mais produtivo e deseja fazer mais e mais atividades.


O google, por exemplo, prioriza velocidade. Quanto mais rápido forem as buscas, mais buscas você fará. Ou vai me dizer que você fica insistindo quando a velocidade de sua conexão está muito baixa?


O problema é que essa espiral de produtividade também ocorre para o lado oposto.


Quanto mais você demora em ler um livro, por exemplo, mais você procrastina para pegá-lo novamente para ler, e mais e mais tempo você demorará para terminá-lo.


"...systems which eat items quickly are fed more items. Slow systems starve." ? James Somers


A seguinte imagem resume essa espiral de produtividade cuja velocidade é a variável chave:


Como eu disse, a mesma espiral vale para quando somos lentos em uma atividade. Perdemos mais tempo e assim nosso cérebro cria uma imagem mental que antecipa essa perca de tempo desempenhando certas atividades.


Porque o tempo é precioso e nosso cérebro desenvolveu-se para não perdê-lo, você procrastina para longe dessas tarefas.


E é exatamente por isso que a velocidade com que você desempenha seus estudos é fundamental para parar de procrastinar.


Agora, como você aumenta essa velocidade?

Segundo pesquisas feitas por Roy F. Baumister a energia é a variável fundamental.



#2 A Melhor Dica para Parar de Procrastinar: A Filosofia do Gerenciamento de Energia



Uma das melhores dicas para parar de procrastinar é saber como hackear sua própria energia, aqui eu vou mostrar como você pode aumentar sua energia para melhorar seu foco para performar todas as suas atividades com maior agilidade.



2.1 Porque a "gestão do tempo" e uma mentira e o que você pode fazer a respeito



A maioria das pessoas acredita que não tem tempo para fazer tudo que deseja, pensam que o relógio não tem horas suficientes para estudar ou trabalhar. Mas esse é um erro, uma ideia equivocada e hoje eu vou mostrar porque você tem tempo suficiente para fazer tudo que deseja e vou mostrar exatamente o porquê disso.


O grande problema da gestão do tempo é a falta de foco. O que é procrastinar senão perder algum tempo que você deveria estar trabalhando focado?


Se você conseguir aumentar seu foco em pelo menos 50% você consegue terminar suas atividades em menos tempo. E, se você prestou atenção naquela espiral de produtividade acima, o tempo é extremamente importante.


Agora o problema é conseguir focar mais. Por que muitos não conseguem manter o foco?

A resposta é simples, porque você não tem energia, e a energia é o insumo de toda força de vontade e foco.


Como as pesquisas feitas por Roy Baimister mostraram, a força de vontade e o foco são recursos que podem ser recarregados.

Exatamente isso, são recursos cujo insumo principal é a energia.


A pesquisa foi feita da seguinte maneira:


Essa pesquisa mudou muito sobre como vemos o foco, a força de vontade e a procrastinação porque tanto foco como força de vontade são variáveis que podem ser recarregadas através da energia.


Obviamente não estou dizendo que para você deixar de procrastinar você deve consumir muito açúcar. Nada disso.


A pesquisa mostrou que a energia é a base de todo foco e força de vontade. O que você precisa para descobrir como parar de procrastinar é saber como gerir e recarregar suas energias para aumentar seu foco e procrastinar menos.


Vamos fazer um resumo daquilo que vimos até agora


A relação entre foco, força de vontade, energia e velocidade estão demonstradas na foto abaixo:




3. Como Deixar de Procrastinar em 8 Passos



Você deve ter entendido que para parar de procrastinar você precisa saber como manejar sua energia.


Assim você pode aumentar seu foco e ter maior força de vontade, precisando cada vez menos depender de "motivação" para estudar ou trabalhar. Isso porque a velocidade e a produtividade em desempenhar suas tarefas é suficientemente altas para você não precisar de motivação.


Entendo que o foco é difícil de alcançar, e difícil pois ele drena muito de sua energia no curto prazo.


Embora isso possa ser verdade, aqui vão oito dicas fáceis e práticas para você hackear sua energia, aumentar seu foco e derrotar a procrastinação.



#1 Conhela seus "Cíclos Ultradianos"



Se você quer um guia científico para parar de procrastinar você precisa ler este post aqui sobre como manter o foco.


Nele eu comento uma das melhores estratégias do mundo para você gerir sua energia de um modo muito fácil.


#2 Entenda que o foco é algo que você constrói


Pense que se você quer parar de procrastinar, você necessariamente terá que aumentar seu foco através do gerenciamento de sua energia.


Mas não se engane, o aumento de foco é algo gradual que você constrói através do tempo.


Exatamente como um atleta que busca crescer seus múscolos, você precisa construir sua habilidade de foco dia após dia.


Eu não consigo estudar 11 horas por dia porque nasci com essa habilidade. Eu demorei para construí-la.


Basta eu ficar uma semana sem estudar que essa habilidade começa a correr. Combater a procrastinação começa, portanto, por entender que seu foco deve ser construido.



#3 Aprenda a reconhecer e ajustar suas perdas de foco



Você precisa adotar uma mentalidade quase científica e aprender perceber quando você está perdendo o foco.


Se você faz essa auto análise você pode decidir fazer uma pausa quando o momento oportuno, essa pausa pode ser ir tirar um cochilo, escutar uma música, ou alguma outra atividade assim.



#4 Decida seus tempos de folga



Decidir quando você não vai estudar ou trabalhar é muito importante.


Primeiro porque você faz isso da chamada Parkinson's Law, uma lei de produtividade que diz ser necessário estabelecer um período para o final de suas tarefas. Feito isso você dá seu melhor para performar aquela tarefa no tempo limite.


Em segundo lugar porque você livre seu cérebro de culpa quando você não está estudando ou trabalhando.


O descanso é tão importante quanto manter-se focado e você precisa do descanso para ter uma boa energia, e, portanto, foco. Assim como um bodybuilder precisa descansar para que seus múscolos possam crescer, você precisa dedicar tempo de folga para sua energia aumentar.



#5 Nunca sacrifique o sono



A coisa mais idiota que um estudante pode fazer é não tirar horas suficientes de sono. Isso porque várias pesquisas mostraram que o sono é parte fundamental da reconstrução neuronal e consolidação do aprendizado.


Eu falo mais sobre a importancia do sono neste vídeo:




#6 Nunca negue a si mesmo uma pausa



Eu disse anteriormente a necessidade de você saber analisar quando você precisa fazer uma pausa para combater a perca de foco e evitar a procrastinação.


O problema é que se sua pausa for muito interessante, você acaba entrando em um ciclo de procrastinação e adeus seção de estudos focado.


Portanto decida fazer aquilo que eu chamo de "pausas tediosas", que podem ser:


Eu se fosse você evitaria ficar no YouTube, isso porque depois de um vídeo você pode ter dificuldades para voltar à sua tarefa.



#7 Quebre suas horas de estudo ou trabalho em tempos mais curtos



Outra boa técnica para gerenciar sua energia é quebrar suas tarefas e períodos de estudos em pequenos blocos, com pausas entre eles.

Eu costumo usar a técnica do pomodoro para isso.


Essa técnica consiste no seguinte:


Eu falo mais sobre essas e outras técnicas nestes vídeos:





#8 Escolha métodos de Alta Intensidade para Estudar, ao invés de métodos passivos


Essa dica é fundamental.


Lembra que na primeira parte deste artigo dissémos que os métodos são mais importantes que a motivação pois eles aumentam a velocidade do aprendizado e aumentam nossa absorção de conteúdo?


Então, um bom modo para você gerenciar sua energia e parar de procrastinar é substituir todas as suas tarefas passívas de estudo ? como reler notas etc... ? por métodos de aprendizagem acelerada.


Eu escrevi guia definitivo para você aprender qualquer coisa em menos tempo com técnicas de aprendizagem acelerada provadas pela ciência. Clique Aqui para você saber mais sobre o Aprendizado Insano e as 5 estratégias para aprender mais em menos tempo.


Cada uma dessas 5 estratégias são pautadas na ciência do Aprendizado Acelerado e irão ajudar você a reter mais informação, aumentar seu foco e poupar energia para destruir qualquer procrastinação.



Em uma Sentença



Saber como parar de procrastinar e gerenciar o tempo é uma das dúvidas mais correntes de estudantes e trabalhadores que geralmente recorrem à motivação para tentar serem mais produtivos; entretanto é o gerenciamento da energia que aumenta o foco, aumentando a força de vontade que, somada a métodos eficientes de aprendizado, fazem você desempenhar as tarefas muito mais rápido e depender cada vez menos em motivação, e cada vez mais em suas próprais capacidades de aprendizado.

?????