builderall

Você nunca se perguntou como os espiões aprendem idiomas tão rápido? Ou os jogadores e poliglotas? Neste post vou te contar a verdade sobre quanto tempo demora para aprender um novo idioma, seja qual idioma for.


Portanto, aqui você vai descobrir:



O que é ser fluente



Geralmente quando estamos pensando em termos de idiomas, o objetivo final é ficar fluente.


Os testes de proficiência, diplomas e certificados buscam, digamos, medir este seu nível de fluência. Mas, o que é fluência? O que realmente significa ser fluente?


Fluência segundo o dicionário de Oxford significa a capacidade de se comunicar e entender mensagens com relativo pouco esforço.


Essa definição é contrária ao senso comum de que fluente é a pessoa que aprendeu um outro idioma até alcançar o nível da perfeição.


Há uma infinidade de erros no senso comum mas o principal, talvez, seja este: a perfeição, pela mera definição do que é ser perfeito, é inalcançável a qualquer pessoa. No mundo dos idiomas, nem um nativo é perfeito.


Nós, mesmo em nossa lingua nativa, temos dificuldades para nos expressar, que incluem:



E por aí vai...


Então fluência é a capacidade de se comunicar e entender mensagens com relativo pouco esforço, não é ser perfeito(a).



Quanto tempo para aprender um idioma segundo o FBI e outras instituições



Algo que sempre me asustou foi quanto tempo dura um curso de inglês. Há alguns anos atrás eu fui convidado para assistir uma "aula experimental" em um curso de inglês de minha cidade (o melhor). A aula era quase em um dos últimos níveis.


Eu estava estudando inglês sozinho fazia 1 ano, e a classe estava em seu 4, indo para o quinto ano do nível "adulto". Portanto, chegando ao chamado "master avançado".


Eu realmente fiquei entusiasmado. Primeiro porque não tinha dinheiro para fazer cursinho de inglês, mas, segundo, porque pensei: vou tirar o máximo disso.


Na classe a professora fazia as perguntas, ninguém respondia nada.


Encaminhando-se para o final, todos receberem um teste escrito e um oral. Uma micro-avaliação da aula.


Eu fiquei em primeiro.


A professora não sabia onde colocar a cara.


Então decidi buscar quanto tempo demora para ser fluente em inglês, já que eles estudavam a quase 5 anos e pouco falavam algo.


Vamos comparar alguns estudos e instituiçóes sérias no assunto pra você ver que doideira!



Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment (CERF)



Segundo o Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas (CERF em inglês) é necessário que um estudante passe de 2 horas por dia, durante 5 dias da semana estudando um idioma. Isso dá em média 10 horas por semana.


Agora, tenha em mente o seguinte: segundo o estudo mais compreensivo já feito sobre aprendizado, para cada uma hora em sala de aula, é necessário pelo menos uma ou, em um nível ótimo, duas horas de estudos em casa.


Vamos fazer as contas.


10 horas por semanas em aula, mais 20 horas por semana de estudos em casa dão em média 30 horas de estudos por semana segundo o CERF.


Geralmente o CERF divide o aprendizado de idiomas conforme a imagem abaixo:



E para que tudo isso? Geralmente para passar no teste de proficiência de inglês mais bem conceituado do mundo: o teste de Cambridge.


Vamos analisá-lo



O teste de proficiência de Cambridge (Cambridge Assessment English)



Segundo as linhas guias do teste de cambridge geralmente você precisa de 1000 a 2000 mil horas para alcançar um nível B1 dessa foto acima.


Essa comparação é boa porque demonstra que para você chegar a um nível B1, segundo o nivelamento do CERF, você precisa acumular mais de 2000 mil horas de aula, somando com mais 4000 horas de estudos pessoais. O total fecha com 6 mil horas de estudo para você chegar no nível B1.


O problema é que essa não é a verdade absoluta sobre o assunto.


Vamos ver mais uma abordagem sobre esse tempo.



O American Council on the Teaching of Foreign Languages (ACTFL)



Se o CERF é o método de análise europeu, o ACTFL é o método de análise americano. As divisões do ACTFL são diferentes do CERF e vão de Noviço a Notável passando por 5 micro divisões do idioma.


Não vamos entrar em detalhes nesta divisão pois a divisão do CERF (A1, A2, B1, B2, C1, C2) já é o suficiente. Isso é só para você ver que, nem mesmo na avaliação dos idiomas há consenso.


Então, quanto tempo demora, no ACTFL para você chegar ao nível intermediário, aquele dito B1? Segundo o maior e mais conceituado teste de proficiência americano O ETS PROFICIENCY, para você chegar em um nível intermediário seria entre 960 e 2450 horas de estudos em sala. Isso quer dizer que você ainda precisa somar os estudos a nível individual, que devem passar de 4 mil horas em alguns casos.


Isso porque o ETS já divide alguns idiomas entre idiomas mais fáceis e difíceis.


Seja como for, aqui as horas já variam entre 2mil horas no total e quase 7 mil horas para atingir um nível intermediário.



CIA e FSI



Agora vamos subir o nível, vamos falar sobre como os espiões aprendem idiomas segundo o Defense Language Proficiency Test (DL, o instituto onde os espiões da CIA e FBI aprendem idiomas nos Estados Unidos).


Segundo o manual do instituto de defesa, para um agente passar no teste seria necessário 1560 até 3900 horas de estudos individuais do agente, somados às horas passadas em classe que podem variar de 780 até 1900 horas.


O próprio Instituto de defesa já faz aquela separação entre estudos em casa do agente e o tempo assistindo a aulas.


Uma outra avaliação feita pelo FSI Language Courses, um instituto americano também usado por agentes da CIA e FBI, avaliou que era necessário 4 mil horas de aula para que os agentes pudessem passar no exame de proficiência de nível intermediário B1.


Ora, o manual do instituto de defesa chega somar 5800 horas para você chegar em um nível B1. O FSI dioz que são necessários 4mil horas de aula, somado a mais 6 mil horas de estudos individuais... estamos falando de 10 mil horas para chegar em um nivel B1.



Can you f#... believe that?



Os Erros e Mitos que dão suporte a essas análises



Você deve ter percebido que há uma enorme divergência sobre o tempo que demora para você chegar em um nível intermediário. Desde 960 horas até 10 mil horas! Se você quer saber quanto tempo demora para aprender inglês ou outros idiomas, fica complicado assim né?


Mas é óbvio que essas análises estão comprometidas pelos erros e mitos que esses programas de aprendizado de idiomas se baseiam. Eis alguns deles:




Antes de eu te contar minha visão sobre quanto tempo demora para aprender um novo idioma, vamos ver um resumo daquilo que eu te contei até agora:


A verdade sobre quanto tempo demora para aprender um novo idioma



Então quanto tempo leva para aprender ingles sozinho, ou aprender qualquer idioma sozinho?


Para mim, uma pessoa que tenha métodos e habilidades para aprender qualquer idioma sozinho, pode aprendê-los em 420 até 560 horas.


Antes de mais nada, quero frizar mais uma vez: é necessário saber os métodos mais eficientes, e os modos mais eficázes de colocá-los em prática.


Bom, vamos fazer alguns cálculos.


Se eu me engajar no idioma por 4 ou 5 horas por dia, isso dará 35 horas por semana, vezes 12 semanas levando a um total de 420 horas ao final de 3 meses.


Isso é o suficiente para chegar ao nível B1 em certos idiomas.


Agora, quando estamos falando em um tempo maior, 2 ou 3 horas por dia são suficientes para aprender um idioma em 6 meses, com um total aproximado de 560 horas ao final de tudo. E por que eu digo isso?


Porque eu já testei de tudo, ao longo de quase 9 anos de estudo de idiomas e de métodos para aprendê-los.


Minha conclusão é que, se você tem os métodos certos, seu caminho fica não só mais fácil, mas também mais produtivo. Foi assim que, quando muitos me pedem em quanto tempo eu aprendi italiano, e eu respondo que foi em 5 ou 6 meses, muitos se espantam.


Aqui vão algumas ferramentas que eu uso para turbinar o meu aprendizado de idiomas, elas fazem parte do Método Fluência RPG. Foi assim que eu consegui falar italiano rápido.



Tutoria dirigida



Um ótimo recurso que eu sempre uso é o iTalki, através da tutoria dirigita. Isso significa que eu posso ter uma boa conversa com um nativo e tirar o máximo proveito dela.


Muito dos erros das abordagens supracitadas pautam-se em confundir as chamadas práticas te nível inferior daquelas de nível superior.


Basicamente funciona assim: praticar é, cientificamente, um dos modos mais efetivos de aprendizado.


O problema é este: você pode praticar com atividades cujo nível de uso não são adequadas. O que significa nível de uso? Ora, se você é um engenheiro de pontes, uma prática a nível de uso é construir uma ponte. Uma prática fora do nível de uso é construir uma ponte em uma maquete.


Vejamos um exemplo em idiomas.


Uma atividade de nível inferior é responder exercícios de gramática.


E por que elas são de nível inferior? Ora, quando falando com um nativo ou escrevendo uma redação, você está usando o idioma de um modo totalmente diferente do que usa quando está respondendo exercícios de gramática.


Isso mesmo em redação, ou você fica fazendo análise sintática de todas as frases?


Agora, um bom exercício prático de nível superior, de nível de uso, é falar com nativos, praticar com eles. Assim você está praticando no nível de uso, ou seja, exercitando sua proficiência no exato nível que deseja usar o idioma: a comunicação.



Ilhas de vocabulário



A dica anterior é conjulgada com essa daqui: as ilhas de vocabulário.


Este é um conceito abrangente, mas me faço breve para que você possa entender rápido como isso acelera seu aprendizado.


As ilhas de vocabulário são modos que você usa para construir um acervo vocabular sobre um tema, para então aplicá-lo na seção de tutoria com seu parceiro nativo.


Funciona através dos seguintes passos:





Repetição Espaçada



Um outro truque que eu uso é conhecer as palavras mais frequentes do idioma e aprendê-las não só em práticas de alto nível, mas também de baixo nível, como flashcards.


Sim, os flashcards como Anki ou métodos de aprendizado de vocabulário são de baixo nível, mas se você souber usá-los, eles turbinam e muito seu aprendizado.


Clique aqui para ver como aprender ingles com filmes e séries usando flashcards.



Pare de estudar o idioma e aprenda a vivê-lo



Quando você pensa em quanto tempo para aprender francês, espanhol ou outros idiomas, se você está pensando em termos de provas, você está querendo aprender o idioma.


Quando você passa a vivê-lo em situações reais da vida, aproximar-se deste idioma com conteúdos que você gosta, que te movem emocionalmente, você aprende não a "estudar para um teste", mas entende que seu verdadeiro teste deve ser a vida real, situações nas quais você quer ser capaz de usar este idioma de maneira eficiente.



Em uma sentença



Vários métodos que buscam calcular quanto tempo demora para aprender um idioma falham em avaliá-lo somente de um ponto de vista "escolar" e não aplicarem métodos otimizados para aprendê-los de um modo mais eficiente e produtivo; para além de não haver nenhum consenso entre quanto tempo leva para ficar fluente em inglês ou qualquer outro idioma, indo de 960 horas até 9000+ horas.