builderall

Se você soubesse descobrisse como gerar mais e melhores resultados que todos ao seu redor, como você se sentiria?


Neste post eu vou mostrar para você o único sistema de produtividade para pessoas que buscam como ser mais produtivo. Aqui eu vou compartilhar os quatro e fundamentais segredos da produtividade de grandes intelectuais e empreendedores de sucesso ao longo da história.




Caso você queira saber mais sobre o sistema DALI cadastre-se na Biblioteca da Produtividade clicando aqui




O que é Produtividade


Produtividade é compreender as arquiteturas de um sistema para então gerar mais valor com menos energia. ? Eliezer M. Piano


Dado essa definição, várias consequências surgem.


A primeira é saber porque nesta definição de produtividade há a necessidade de se compreender as arquiteturas de um sistema.


Isso porque, tomado em sentido simples, produtividade seria somente produzir mais em menos tempo.


Agora, será que a produtividade é isso mesmo?


Tome, por exemplo, o sistema de produtividade da Toyota, o Toyota Lean.


Nele você verá que a produtividade é retratada de um modo muito mais complexo que essa ideia Fordista de "produzir mais em menos tempo".


Isso porque o Toyota Lean pensa a produtividade como um fluxo e é bipartido em dois sistemas:


Eis ai então um problema na definição crua de produtividade e todos aqueles livros de como ser mais produtivo. Um dos sistemas mais eficientes dos últimos anos (O Toyota Lean) não pauta-se em quantidade sobre tempo.


Assim que, se você quer saber como ser mais produtivo nos estudos, ou como ser mais produtivo no trabalho, não pense na relação simples entre quantidade de resultados finais no menor tempo possível. Caso seus resultados forem ruins ou de pouca utilidade, então por que fazê-los?


Saber o conceito de produtividade é saber, primeiro de tudo, qual o sistema, o ambiente em que você está inserido.


É a partir deste ponto que você, desvendando a arquitetura do sistema, seus princípios subjacentes, pode gerar mais valor em menos tempo e com menos energia.


Eis aí a definição dada anteriormente.



Como Ser Mais Produtivo na Era da Informação



Agora devemos saber qual é o nosso ambiente; qual é o sistema que estamos inseridos?


Para qualquer pessoa que busca saber os princípios basilares da produtividade e organização, saiba-se primeiro de tudo isto: todos vivemos na era da informação. A informação é o bem de maior valor no mundo de hoje.



Porque a informação poderia ter mudado a maior história de amor já contada



Pense comigo no romance de Shakespeare Romeu e Julieta.


Não é verdade que Romeu jamais se teria matado caso soubesse que sua amada Julieta tivesse tomado doses de veneno insuficientes para matá-la?


Se você não lembra da história, Julieta fez isso exatamente para salvar-se de um casamento arranjado. Uma vez que todos pensassem que ela tivesse morrido, estaria a amante de Romeu totalmente livre para viverem felizes.


O problema foi a falta de informação entre as partes. Romeu não sabia da história toda, pensou que sua amada havia, de fato, morrido; suicidou-se aos pés dela.


Bom, e Julieta?


Matou-se de veras quando percebeu Romeu morto aos seus pés.


Bom mas e o que tudo isso tem a ver com hábitos para ser mais produtivo?


Se precisamos descobrir a maior arquitetura do mundo hoje, devemos começar pela informação. Isso porque a produtividade no mundo de informações divergentes e complexas é um desafio.


Qualquer um que deseja aumentar a produtividade e ser mais produtivo no trabalho, nos estudos ou em qualquer atividade, deve ser capaz de manipular esse primeiro sistema onde todos nós estamos vivendo: a era da informação.


Dominar a informação e suas arquiteturas é fundamental.



Porque um sistema de produtividade salvou a sua vida e você não sabia disso



Em 1962 o mundo quase foi para o brejo.


Literalmente.


Estados Unidos e a URSS estiveram frente a frente na chamada Crise dos Mísseis de Cuba do ano de 1962. O perigo da destruição nuclear foi era tão iminente que muitos chegaram a tirar suas próprias vidas naquele período.


E o que salvou o mundo?


Basicamente foram vários fatores mas um deles certamente foi a informação, como contra Graham Allison.


Quando ambas as partes deixaram o orgulho de lado e começaram a trocar informações, o ambiente em que o mundo todo estava mergulhado, começou a mostrar sua cara.


Eis aí como americanos e soviéticos salvaram a pátria: ambos os lados trocaram informações, clarificaram o sistema e deixaram tudo mais às claras; ambos estavam aprendendo as estruturas do sistema.


Certamente a informação foi e é o artefato mais importante nos dias de hoje e de outrora.


Quem consegue mapear o ambiente de informações à sua volta, acaba tendo como presente uma produtividade máxima.


Façamos um resumo daquilo que vimos até agora



Hábitos Produtivos: a Arquitetura da Informação



O que uma pessoa que está querendo saber como ter uma "produtividade ninja" precisa saber, em primeiro lugar, é qual a arquitetura da informação à nossa volta.


Felizmente a resposta é fácil: é digital.


Todos precisamos desenvolver esse hábito da "encontrabilidade da informação" (ambient findability), ou seja, saber por onde e como navegar neste mar de informações, ter um GPS de ideias e recursos:


"Ambient findability is the quality of being locatable or navigable and serves us as a useful lens for seeing where we've been and what lies ahead" ? Peter Morville


Isso não serve somente para quem quer ser mais produtivo, mas para quem quer mostrar eficiência e se destacar, seja no mercado de trabalho ou nos estudos.


E por quê?


Ora, aquele que consegue facilmente navegar neste mar de informações, alocar e tomar decisões de uma maneira confiável, certamente ou será um lider ou alguém de destaque. Isso sejam indústrias ou pessoas!


Portanto, este é o motivo do porque a produtividade é importante: se você sabe usar a massiva quantidade de informação à sua volta, manipulá-la da maneira mais eficiente, gerando resultados com menos energia e entregando projetos de alta criatividade e inovação em menos tempo, você certamente será destaque. Esteja onde estiver.


Vamos fazer mais um resumo daquilo que vimos até agora, se você piscou:



Como Ser Mais Produtivo e Organizado (esboço dos 4 princípios)



E como você desenvolve esses hábitos que desvendam a arquitetura do entendimento na era da informação?


Eis os quatro princípios fundamentais para quem quer aumentar a produtividade, aprender mais em menos tempo e gerar resultados ótimos com menos energia, eis o sistema DALI:


Este sistema já foi objeto de um curso grátis oferecido por mim com duração de 7 dias. Caso você queira participar do segundo evento cadastre-se na Biblioteca da Produtividade.


Vamos vê-lo um pouco mais a fundo.



DALI, a arquitetura do Conhecimento



Produtividade, como melhorar a produtividade é o centro do sistema DALI. Nesse sistema de produtividade você aprende como capturar, organizar e manipular toda e qualquer informação de modo que você possa desvendar qualquer arquitetura do conhecimento e gerar mais valor com menos energia.


Passemos então, brevemente, por cada um dos princípios do sistema DALI de produtividade.



#1 Detenção



No primeiro nível do sistema você se torna um mestre em capturar informações que podem incluir dados, frases, artigos, ideias, fotos, áudios, vídeos, gráficos ou qualquer outro tipo de informação da era digital.


Você aprende como utilizar qualquer software que deseja para criar um segundo cérebro para você.


Qual a importância disso? Diga-me, você já se sentiu sobrecarregado com coisas em abertas para fazer, ou acabou esquecendo de algo muito importante que deveria ter feito?


Aquele artigo que você ainda não leu... aquele livro empoeirando na estante, a garagem que você nunca limpou, seu computador que precisa urgentemente de uma organização... coisas assim.


Como a grande neurocientista Barbara Oakley mostra, nosso cérebro é capaz de guardar uma carga limitada de informação. Esse processo se chama capacidade cognitiva e temos a eficiência de guardar somente quatro informações na memória de curto prazo.


Você já tentou memorizar o telefone de alguém e acabou "dividindo" a tarefa com alguém pois não confiava em si mesmo? É exatamente essa a limitação.


Para que ter uma produtividade para quem quer tempo se você, quando tiver tempo, tem tantas coisas para lembrar e "abertas" para fazer que não sabe nem por onde começar?


Se você tem um sistema capaz de guardar toda essa informação, ideias, tarefas e dúvidas fora da sua cabeça, você cria um segundo cérebro, uma mente extendida para fora da sua.


??a system for getting things out of your head and into objective, reviewable formats ? building an extended mind.? ? David Allen


A partir do momento que você faz isso o alívio é quase imediato. Você desliga aquela campaínha que fica sempre perturbando, dizendo que você tem coisas para fazer. Você aprende a deixar para computadores, apps e sistemas o que eles bem: guardar informação. Assim você deixa seu cérebro livre e despreocupado para aprender e ser criativo(a).



#2 Arranjo DPRA



No segundo nível do sistema você aprende a gerar conhecimento com toda essa informação capturada.


Veja que informação não é conhecimento. O conhecimento é algo que você precisa desembrulhar da informação. Pense que todo o conhecimento sobre pedras está contido nas informações dadas pelas próprias pedras.


Agora, para que essas informações sejam decodificadas em conhecimento, você precisa passar por este ciclo:



É na parte do Arranjo que você aprende como gerenciar as informações conectando ideias e tendo um segundo cérebro que possa trabalhar para você, onde você terá a tarefa de fazer e criar conexões de informações que estão guardadas nele.


Você cria sua própria biblioteca de conhecimentos e não tem medo de capturar mais informações e recursos necessários. Você começa poder refinar e descobrir melhores maneiras de fazer as coisas, sendo mais produtivo e criativo do que as pessoas à sua volta. Sua produtividade em home office, no trabalho, faculdade ou até mesmo durante os estudos para alguma prova aumentam exponencialmente.


Nesta fase você começa a ter ideias muito melhores e descobre como usá-las para ajudar aos outros.


Isso porque como Steven Jonhson mostra, ideias advém de conexões:


An idea is a Network ? Steven Johnson


Com seu segundo cérebro funcionando você é capaz de conectar ideias, reformular conceitos e criar coisas que nem pensava ser capaz de fazer.


Este nível é, sobretudo, um modo de gerenciamento de sua inteligência pessoal ou, em inglês, Personal Knowledge Manangement:


"PKM is defined as a collection of processes that an individual needs to carry out in order to gather, classify, store, search, and retrieve knowledge in his/her daily activities" ? Grundspenkis, J.


Através deste nível, o "arranjo", você refina mais ainda suas capacidades de capturar, compartilhar e usar o conhecimento maximizando sua eficácia pessoal e aumentando ainda mais a sua produtividade.



#3 Lógica



Muitos se deram conta da importância da produtividade na quarentena. O problema é que produtividade em si não basta se você não sabe exatamente como usar essa informação, transformá-la em conhecimento e ser capaz de mantê-la de modo eficiente.


Neste nível você passa a ser confiante em si mesmo pois descobriu o segredo que te permite aprender qualquer coisa. Mas não só isso. o mesmo sistema é capaz de fazer com que você desenvolva várias habilidades.


Você percebe que é capaz de esmigalhar qualquer conhecimento em pequenas partes e criar informações através delas, projetos inovadores e argumentos vencedores de quaisquer fontes que você encontra e captura.


É nesta parte que você descobre como funcionam os três pilares da aprendizagem:


É exatamente aqui que você é introduzido às técnicas mais avançadas e cientificamente provadas para entender até mesmo os conceitos e ideias mais difíceis, lembrar das informações mais detalhadas e manter qualquer habilidade em um alto nível de proficiência.



#4 Início



Você atinge o nível máximo de maestria na arquitetura do conhecimento no qual deseja ser produtivo. Você term a certeza que poderá aprender mais rápido que os outros a qualquer nível ou habilidade requerida.


Neste nível você entende que todo o conhecimento e desafios do mundo está à sua disposição.


Você está no topo da pirâmide da produtividade, de lá você vê o lamaçal donde veio e tem a certeza que jamais deseja tornar ali de volta.


Em uma sentença


O sistema DALI é um sistema de produtividade que visa quem quer saber como ser mais produtivo no mundo onde a informação é o artefato mais importante e que seu manejo, o da informação, torna-se importante para aprender qualquer coisa e desenvolver qualquer habilidade em menos tempo, gerando mais valor com menos energia através de um processo que desvenda as arquiteturas do conhecimento.