builderall

Você já se perguntou como aqueles hiper-poliglotas sabem como aprender idiomas e manter até 53 deles?


Neste post eu vou contar os segredos para que você possa aprender quantos idiomas quiser e saber exatamente como mantê-los.


Então falaremos sobre:



Como Aprender Idiomas: O Segredo que Ninguém Quer que Você Saiba


Antes de passar os três passos para você manter qualquer idioma, deixa eu te contar um segredo sobre aprendê-los.


A única e fundamental dica que você poderá ter sobre aprender idiomas é esta: o método que você está usando deve ser único e flexível para você.


Por que isso?


Pois caso contrário você desiste


Digamos que você quer saber como aprender um idioma do zero, e encontre algum curso na internet que fomente o uso de flashcards ou cartões de memória para memorizar vocabulário.


Agora digamos que você não gosta muito dessa abordagem.


O que irá acontecer?


Muito provavelmente você desistirá.


Isso ocorre frequentemente em cursinhos de idiomas.


A pessoa quer aprender um novo idioma, mas não sabe como aprender idiomas... então recorre ao método mais tradicional: vai até um cursinho de idiomas e faz sua matrícula.


Muitos não acabam o primeiro ano.


Os aprovados no último ano (depois de 5 anos, vezes 6) de cursinhos de idiomas, não dão a somatória de uma mão.


O melhor método é o adaptável


O melhor método do mundo sobre como aprender outros idiomas sozinho ou com professor é ser um método personalizável. Adaptável às suas preferências.


O Método Fluência RPG é justamente isso.


Nele eu mostro as regras gerais do aprendizado de idiomas, forneço as melhores ferramentas e hackers para você ficar fluente em meses e não anos, usando ferramentas que você gosta e tem prazer em usá-las.


Já dizia Pablo Picasso:

?Aprende las reglas como un profesional, para entonces poder romperlas como artista? ? Picasso


Vou mostrar para você as regras mais poderosas e produtivas, você pode escolher rompê-las como quiser.



Há sempre algo de subjetivo no aprendizado de idiomas.


Seja por preferências pessoais, ou porque quem quer saber como aprender um idioma sozinho pode ter objetivos diferentes de uma pessoa que busca o mesmo caminho.


Nunca me esqueço daquele poema do grande poeta espanhol que diz:


Y es que en el mundo traidor
[TODO] es verdad [Y] mentira;
según el color del cristal con que se mira ? Campoamor


Tenha isto sempre em mente: seus métodos e objetivos são seus e únicamente seus.


Corra de "um método genial que vai salvar a sua vida".


O melhor método é o adaptável a você, à sua subjetividade, gostos e objetivos. Esse é o melhor método.


Dito isso sobre aprender um idioma, passemos agora à parte de manter esse idioma aprendido.


Como Manter um Idioma Por Toda a Vida


Após você ter passado pelo método Fluência RPG ou qualquer outro que você elegeu para aprender um idioma, você deve tomar uma das três decisões:


De todas as dicas de poliglotas para aprender idiomas que você pode encontrar por aí, essa talvez seja a fundamental.


Para cada uma dessas decisões há um conjunto de estratégias otimizadas para você manter seu idioma.


Eu falo sobre cada uma dessas estratégias em detalhes no curso Fluência RPG. Passamos a elas brevemente.




#1 Atingindo a Maestria, o Nível mais Alto da Proficiência em uma Lingua Estrangeira




Ao decidir por chegar ao nível mais alto de proficiência em um idioma, aquele equiparado a um nativo, você pode escolher três estratégias:


A especilização seletiva e gradual é um modo onde você escolhe uma das proficiências do idioma para então adentrar profundamente em novos objetivos, materiais e habilidades para aprender. Por exemplo, se você acabou de aprender Chinês a um nível B1 ou B2 e quer subir aos mais altos cumes do idioma, uma das especializações seletivas poderia ser aprender como escrever perfeitamente os caracteres do idioma.


O Hábito slow burn é um modo poderoso para criar um hábito de maestria. Nele você aprende a criar um hábito diário para ir "cozinhando em fogo baixo" essa sua capacidade de maestria em um novo idioma de um modo que você não fica sobrecarregado mas consegue ver seu progresso todos os dias. Dentro deste hábito estão incluidas as ferramentas de "prática ao nível de uso" e várias outras.


O Ultra Aprendizado é uma terceira estratégia muito usada por aqueles que querem saber como aprender um idioma, mas também é totalmente adaptável para alcançar um nível de maestria em um idioma. Pense da seguinte maneira: um indivíduo que aprende Cálculo na Universidade, acaba por desenvolver muito suas capacidades de Álgebra, isso porque o Cálculo requer níveis altos de Álgebra. Pesquisas mostram que aqueles que "passaram do nível que precisavam aprender" acabam retendo os níveis mais básicos daquela disciplina por muito mais tempo e com muito mais facilidade.


Cada uma desses modos guardam um conjunto de técnicas que eu mostro em detalhes no Fluência RPG.




#2 Mantendo Suas Habilidades Na Ponta dos Dedos




Digamos que você descobriu como aprender qualquer idioma em 3 meses, chegou a um nível B1 e agora quer manter suas habilidades neste ponto.


Eis um conjunto de estratégias que você pode usar para manter este idioma:


Há várias outras estratégias importantes aqui.


O que você tem que ter em mente é o seguinte: manter um idioma deve ser um processo que gaste pouca energia, mas que seja espaçada através de semanas e meses pois você deve estar sempre levando suas habilidades para fora da curva do esquecimento. O nome desse processo se chama repetição espaçada e você pode saber tudo sobre ele lendo meu Guia Absoluto da Repetição Espaçada clicando aqui.




#3 Reaprendendo através das 'migalhas deixadas pelo caminho'



Digamos que você em sua jornada de como aprender idiomas deseje aprender mais de um. Digamos que você queira ser um ou uma poliglota autodidata que sabe 15 idiomas.


Uma das decisões que você terá de tomar é: você precisa deixar algum desses idiomas "enferrujar" para que você possa manter ou estudar outros.


Agora, o truque fundamental e foi um dos mais incríveis que eu já vi até hoje é a ideia das "migalhas deixadas pelo caminho", ou breadcrumbs.


O que significa isso?


Isso significa que, se você tem um bom método para aprender idiomas, você deixou para trás bons materiais, pistas e atalhos.


Quando você precisar reaprender este idioma, em questão de semanas você alcança o nível de proficiência que você tinha quando deixou ele de lado.


O Método FRPG foi construido desse modo; todo passo que você avança, você deixa TAGS, deixa marcas e tudo bem organizado para que, se essa for a sua estratégia, você possa confortavelmente reaprender da maneira mais rápida possível aquele idioma.


Para além dessas "migalhas de pães", você pode aplicar mais algumas estratégias como fazer um teste de proficiência, acessar o dano e reaprender através de práticas ao "nível de uso".


Funciona basicamente da seguinte maneira:


Em uma sentença


O único método de como aprender idiomas é o método flexível para você, adaptável às suas idiossincrasias, que deixa você fazer uma escolha ao final do processo; (1) possibilitando a maestria do idioma, (2) a manutenção das habilidades ou (3) novos projetos para aprender novos idiomas.