builderall

Eis uma verdade: a maioria das abordagens de aprendizagem acelerada por aí, mentem. Não se engane, o aprendizado acelerado existe, e é cientificamente provado... mas você deve saber como... para evitar ser enganado.


Neste post discorrerei sobre 5 estratégias que compõe o que eu chamo de Aprendizado Insano, princípios e estratégias passo a passo para você aprender mais em menos tempo. Tudo provado pela ciência.



Portanto você descobrirá:





Aprendizagem Acelerada: O que ela é e o que ela não é



Ah, como eu gostaria que existisse uma fórmula de aprendizagem acelerada: faça isso e pronto. Você aprende mais, em menos tempo e boom. Fórmula não existe, mágica só em Senhor dos Anéis mesmo.


Agora, técnicas de aprendizagem acelerada existem. Sabe por quê? Porque Aprendizagem Acelerada não é nada mais nada menos que um conjunto de estratégias para otimização do seu aprendizado.


E isso deve, e como você pode descobrir aqui, ser tudo cientificamente testado.



Não é achismo ou qualquer outra coisa como hipnose, pnl ou alguma outra dessas ciências difíceis de provar.


São técnicas com mais de 100 anos de pesquisas científicas por trás e que, as vezes, podem remontar até os gregos.



Como ter Uma Aprendizagem Acelerada: Princípios e Estratégias



Falarei agora sobre 5 estratégias para que você possa entender e aplicar a aprendizagem acelerada para concurso, aprender idiomas, ou qualquer área da sua vida.


Qualquer informação contida nos parágrafos abaixo foi não só provada pela ciência, mas provada por mim para passar em medicina, formar-me com honra em uma das maiores universidades federais do país, aprender 5 idiomas, e montar um negócio próprio.



Como ter Foco



Antes de saber como ter foco... o que realmente é ter foco?


Foco nada mais é, segundo a capmeã mundial de tiro ao alvo Christina Bengtsson, do que saber escolher o pensamento certo em meio a milhares de outros pensamentos.


Há, basicamente, dois tipos de foco:


O primeiro é quando você busca focar em algo, lutando contra todos os fatores externos e externos a você lutam contra.


Por exemplo, nenhum curso de memorização pode ensinar você como preparar seu ambiente, como contornar a inexorável tendência que temos de nos entediar, de não estarmos interessados na tarefa etc...


Agora, o segundo é simplesmente quando alguém chama sua atenção


Hey!


E você vira a cabeça.


É rápido, mas você consegue levar toda sua atenção para um momento somente.


O problema é que, se você não sabe controlar para onde dirigir sua atenção, seu cérebro cria aquilo que se chama de resíduos de atenção.


Pense em sua atenção como um punhado de farinha. Caso você fique transitando entre assuntos diferentes a farinha derramará por superfícies diversas (assuntos diversos).


Aí então você terá resíduos de atenção espalhados por vários assuntos, e não focará em uma tarefa somente.


Então, quais são os pilares do foco? Aqui vão três dicas pra você saber se o curso de concentração e memorização que você comprou ou fez, acertou na mosca ou errou feio, errou rude.


  1. Ambiente
  2. Planos
  3. Energia


Pra você controlar seu foco, você precisa saber como talhar seu ambiente. Falando em estudos, deve saber como organizá-lo e prepará-lo para estudar.


Planejar: segundo pilar incrível que... muitos não fazem. Que tal usar a técnica do pomodoro na próxima vez que você vai estudar, em?


Energia: calma, não é nada a ver com aquela ideia de aprendizagem acelerada com pnl não. A energia da qual me refiro é como você consegue controlar sua energia biológica ao longo do dia.

Isso é feito através de várias técnicas que falo mais no Livro de aprendizagem acelerada; livro chado Aprendizado Insano.


Só pra você ter uma ideia, se você tiver um bom planejamento, preocupar-se com a energia é a única coisa que você precisa saber sobre como manter o foco.



Repetição Espaçada



A repetição espaçada é uma técnica que garante uma quase perfeita rememoração de conteúdo com relativo pouco investimento de tempo e energia através da otimização dos intervalos de repetição. Nas palavras do incrível Piotr Wozniak:


"A technique that ensures nearly perfect recall with minimum possible investment of time via computing optimum inter-repetition intervals" ? Dr. Piotr Wozniak


E como funciona a repetição espaçada e o que ela tem a ver com a aprendizagem acelerada?


A Repetição espaçada baseia-se na curva do esquecimento, uma teoria fundada por Hermann Ebbinghaus há mais de 100 anos!


Vários curso aprendizagem acelerada memorizacao e concentração não chegam nem tocar nesse assunto.


Essa teoria diz que devemos quebrar nosso estudo em ciclos de tempo, deixando um resíduo do conteúdo ser esquecido.


Aí então, quando tentamos lembrá-lo de cabeça, fortalecemos nossa memória através de padrões neuronais de ativação, e vamos cada vez mais passando aquela informação para nossa memória de curto prazo, para a memória de longo prazo.


Você pode usar a repetição espaçada em basicamente tudo que faz. Basta um pouco de criatividade.


Por exemplo:


Um estudo de 2011 mostrou que essa técnica pode dobrar sua retenção ao longo do dia.


Há inúmeras outras informações sobre como aplicar essas estratégias e princípios, mas por hora você pegou a ideia.



Aprendizado Ativo



Há uma grande diferença entre você reconhecer um conteúdo, e rememorá-lo ou recordá-lo.


Você certamente já passou por isso... talvez tenha ido fazer algum exercício de matemática ou química, travou, e quando foi olhar a resposta disse "ah é... eu sabia".


Você reconheceu a resposta, mas não foi capaz de recorá-la.


O ser humano é ótimo em reconhecer padrões, mas péssimo (se não treinado) em recordá-los.


O Aprendizado Ativo aplica um grande princípio de Aprendizado Acelerado chamado Active Recall (de difícil tradução, deixo no original mesmo) que nada mais é do que o ato de reconstruir seu conhecimento de memória; foi considerado por um dos maiores especialistas em aprendizado no mundo como um processo essencial no aprender:


Active recall is an act of reconstruction and "the act of reconstructing knowledge must be considered essential to the process of learning." Karpicke 2011


Um ótimo exemplo é este: você já fez uma revisão somente relendo suas notas... e quando foi para fazer a prova ou tentar relembrar... lembrava muita pouca coisa ou quase nada?


Você, assim como mais de 87% dos estudantes ao redor do mundo segundo um estudo feito em 2009, aprendeu a reconhecer suas notas, não a recordá-las.


Para fugir disso basta usar algumas técnicas como os flashcards; eles forçam você a lembrar do conteúdo, sem olhar a resposta de antemão.



Feedback



Feedback é um termo bonito para resposta, julgamento, notas etc...


Pense que, se você não tem feedback daquilo que você faz, você pode estar errando a "mira" em longe!


Imagine a seguinte situação:


Um piloto de avião saindo do Brasil e indo para a Espanha faz um ajuste de 2 graus no início da rota; só 2 graus.


Qual é o destino final da viagem? Arábia Saudita.


Ele sabia que estava demorando...


Isso é só para ilustrar que... toda técnica de aprendizagem acelerada ondas gama, ou qualquer outra coisa, se não prestar atenção no feedback, pode acelerar você para um brejo.



Planejamento



Eu odeio planejar. Gosto das coisas no orgânico sabe... aquela ideia do livro On the Road... pegar a estrada.


Mas no aprendizado, isso não tem como.


Pra mim o planejamento é o princípio e a estratégia mais importante de todo aprendizado acelerado.


Só pra você ter uma ideia, se você tem um bom planejamento (com técnicas certas) você quase não precisa se preocupar com o primeiro princípio que eu falei aqui: o foco.


Se o seu planejamento for bom, o único pilar do foco que você precisa se preocupar é a energia.



Em uma sentença



Saber como ter uma aprendizagem acelerada passa por conhecer os princípios científicos do aprendizado acelerado e aplicar suas respectivas estratégias nos estudos do dia a dia.