builderall

Será que você, assim como milhares de indivíduos por aí... não perdeu centenas ou até milhares de horas estudando em vão? Saber como estudar melhor não é simplesmente passar horas estudando sem um método, e a ciência prova isso.


Deixa eu te fazer uma pergunta, você, assim como eu, já passou por aquela sensação horrível de estudar mas não lembrar de nada e acabar perdendo o tempo e certa motivação?


Ou já teve dificuldades pra lembrar de bons argumentos quando precisava... ou daquele dado ou data... ou acabou tendo aquele branco em prova oral?


Cara... isso é horrível. Já passei por isso, quem nunca? Mas ao começar aplicar os métodos certos isso tem mudado muito em como estudo. Mais que dobrou minha produtividade, e hoje eu vou contar como isso é possível.


Princípios e evidências


Repetição espaçada


Um princípio de estudos muito efetivo é a repetição espaçada, chamado por experts de um princípio que assegura quase retenção completa com o mínimo possível de investimento em tempo:


A technique that ensures nearly perfect recall with minimum possible investment of time via computing optimum inter-repetition intervals - Piotr Wozniak


Essa teoria foi pesquisada há mais de 100 anos por Hermann Ebbinghaus em seu grandioso livro Über das Gedächtnis de 1885! Sim, ela tem mais de 100 anos de pesquisas e testes e uma coisa foi sempre provada: a repetição espaçada é a técnica mais eficiente para fortalecer a memória e acelerar o aprendizado.


Mas antes de vermos o princípio da repetição espaçada, voltemos à teoria da curva do esquecimento. Essa teoria demonstra que a nossa retenção de algum conteúdo tende a cair ao longo do tempo. Se aprendemos como resolver uma questão de matemática hoje, por exemplo, e não exercitarmos esse conhecimento, ele vai se perdendo ao longo do tempo.


É ai então que o princípio da repetição espaçada entra. Isso pois ele é a prática de você quebrar seu estudo em pequenos ciclos, podendo assim evitar com que seu conhecimento caia em vales de esquecimentos. Esses ciclos de estudos são separados por uma quantidade de dias estabelecidas por você mesmo.


As pesquisas não mostraram nenhum tempo ótimo de repetir a não ser estes dois:

  1. Deve ser de ao menos um dia por conta do sono, que ajuda na retenção
  2. Quanto mais longo for o período entre os ciclos, mais difícil fica de lembrar, mas mais eficiente é a retenção.


O truque está na obviedade do princípio... que pode parecer isso mesmo: óbvio, mas é muito poderoso. Essa prática de voltar ao conhecimento adquirido ao longo do tempo (repetição espaçada) ajuda na aplicação de outro princípio: a recuperação mental.


Esse também é um princípio importante e ele diz que para que aprendamos mais, devemos tentar fazer recuperações mentais sem olhar no material de base: no livro onde você leu... nas notas que tomou etc.


A prática de fazer essas recuperações mentais é muito mais poderosa que a releitura, dizem os estudos. Isso porque simplesmente reler é algo passivo de fazer.


Quer ver como você sabe disso? É muito mais fácil aprender uma receita de bolo fazendo o bolo ou lendo a receita? Óbvio, você precisa da receita... mas quanto mais faz o bolo... o livro de receita pode ficar empueirado na estante.


Evidências


Há diversas evidências sobre como esse princípio da repetição espaçada funciona. Como por exemplo esse estudo de 2011 (J. D. Karpicke; A. Bauernschmid) que demonstrou a seguinte situação em crianças aprendendo o Swahili:


O gráfico abaixo mostra a situação dos grupos. A linha preta demonstra a retenção do primeiro grupo em comparação com aqueles outros que fizeram recuperação mental sem espaçamento de tempo e entre eles. Os resultados são surpreendentes.



Há toneladas de outras evidências... como cirurgiões que espaçavam as sessões de treinamento em práticas cirúrgicas e aqueles que aprendiam tudo em uma sessão. Mesmo que ambos passassem a mesma quantidade de horas fazendo os treinamentos, aqueles performavam muito melhor que estes no longo prazo.


Segundo o grande pesquisador de Harvard Peter C. Brown:

"Practice that?s spaced out, interleaved with other learning, and varied produces better mastery, longer retention, and more versatility"


Não se engane, estudos de 2012 (Jessica M. Logan et. Al.) mostram que apesar desta ser uma prática simples e muito poderosa ela é o princípio de estudo mais desacreditado ? embora mostre cientificamente que estudantes que a usem tem mais de 20% de memorização.


O pior? É que a técnica mais usada ainda hoje é a releitura... grande responsável pela ilusão da competência.


Estratégias


Tá... muito bonito. Mas como aplicar esses princípios então? Como trazer a Repetição Espaçada para dentro do seu estudo diário.


Et voilà monsieur, madam: Use este calendário de revisão Retrospectivo!


Essa é uma técnica simples, fácil, usada em Cambridge, para aprender mais em muito menos tempo pois aplica o princípio da repetição espaçada!


Como funciona o calendário de Revisão Retrospectivo


Muito fácil e muito simples, basta você pensar suas matérias em função do tempo e não o tempo em função das matérias! Haaahhahaha, é mais simples do que parece, veja esta foto:



Ao lado esquerdo da tabela estão os tópicos de estudo. E ao lado direito, os dias que você estudou.


O calendário funciona da seguinte maneira: todas as vezes que você for revisar, você marca o dia e "pontua" sua atuação nesta sessão de estudos. Eu faço isso através de um sistema de cores. As mais quentes são as que eu tive maiores dificuldades.


Ao longo do tempo, elas tornam-se verdes, pois você consegue dominar mais o assunto.


Veja este vídeo para descobrir o Passo a Passo para montar seu Calendário de Revisão Retrospectivo!






Vantagens do Calendário Retrospectivo


Diferente dos outros métodos de planejar o estudo, esse é um jeito fácil de fazer. Força você a pensar em termos de tópicos ao invés do tempo. Também ele ajuda muito você a perceber quais os buracos do seu conhecimento, ajuda a aplicar a repetição espaçada, e permite uma visão geral de seu progresso dentro daquela disciplina. Então é:


Erros comuns do calendário normal


E é óbvio que um cronograma de estudos convencional não é assim. Isso porque você estabelece que matérias quer estudar em qual dia, e aí tem que ficar fazendo projções no futuro ao invés de olhar para o passado e acompanhar seu resultado. Outros erros são:


Em uma sentença


A repetição espaçada é um principio que diz ser a nossa memorização e aprendizagem muito mais eficientes quando fazemos revisões com intervalos de tempo; a teoria que a explica é a chamada Curva do Esquecimento, e uma técnica incrível para a utilização daquele princípio é o Calendário de Revisão Retrospectivo.


? Deixa eu te fazer uma pergunta, rapidinho...: qual o motivo de você estar querendo estudar melhor? Deixa aê nos comentários que eu vou ler todos e responder da melhor forma possível.