Neste artigo você descobrirá um método único para aprender vocabulário em inglês, ou qualquer outro idioma, usando a poesia, mesmo se você for um iniciante no idioma.
Nele você verá exatamente:
Pode parecer estranho, começar por onde geralmente se acaba: ler poesia. Geralmente este é o cume de todo idioma, mas faz muito sentido começar com ele, ou ao menos, buscar aprender vocabulário com o método da poesia, o melhor meio para memorizar vocabulário.
É muito difícil aprender algo quando estamos pouco interessados, não é mesmo?
Segundo o grande poliglota e cantor de ópera Gabriel Wyner, a arte de trazer um colorido à língua faz com que aprendamos muito mais rápido.
Isso porque, desde pequenos, somos estimulados com imagens, sons e nossa própria imaginação.
Mas tudo muda quando abrimos um simples livro de gramática, e esperamos que ele faça todo o resto. Daí a necessidade em dar ao idioma um tom mais colorido, como a poesia o faz.
Mesmo palavras abstratas, quando colocadas em certas maneiras, criam uma musicalidade inesquecível. Certamente uma rima ou duas você conhece... mesmo que for aquelas que passavam na televisão pra vender alguma coisa... ou até mesmo uma rima de música.
É tudo poesia, e isso gruda na cabeça!
O método mais acelerado de aprendizado de idiomas é o método natural, baseado naquilo que se chama de input compreensível; método desenvolvido por Stephen Krashen.
Este método diz que a fluência é um processo natural, em que o indivíduo não tem consciência, e um dos pilares para essa fluência é justamente a escuta e a leitura. Ambas, escuta e leitura são canais de entrada de informação em nossos cérebros. Essa entrada de informação chama-se input.
Pois bem, focar inicialmente no input pode ser uma boa estratégia para quem tem vergonha ou dificuldade para falar em outro idioma, ao menos no início do aprendizado.
É, de longe, um dos melhores meios para acostumar-se ao ritmo e à sonoridade da língua.
Segundo o grande poliglota Luca Lampariello, um dos melhores modos para ultrapassar a barreira do intermediário e chegar ao avançado é usar uma estratégia diferente da convencional.
Isso significa que, muitas vezes acostumamos a aplicativos, livros e professores, e isso cria uma barreira, impedindo de aprender mais vocabulário em inglês, ou espanhol, ou qualquer outro idioma.
Isso porque fazemos uma bolha, e toda a informação ou já é conhecida ou sai pouco daquilo que já sabemos.
Mas na poesia é diferente, ela muda completamente o jogo; e pode lançar você em contextos e frases que você do contrário nunca poderia imaginar. Isso ajuda neste desbloqueio mental rumo ao avançado.
Você não precisa ser nenhum Shakespeare, nem precisa saber como ter um vocabulário culto. Mas ter mais meios e artefatos para se expressar te podem ajudar em áreas que você nem imagina.
Pense quantas vezes você gostaria de ter dito algo para confortar alguma pessoa... mas as palavras lhe faltaram.
Ou talvez você quisesse negociar algo com um cliente, um chefe, mas não conseguiu se expressar bem nem afirmar seus pontos.
Talvez você, quando fala, é sempre mal entendido...
Se qualquer uma dessas situações já ocorreu com você, você já descobriu quais os limites de sua capacidade de expressão.
Agora, ao ser lançado à poesia, os cumes e vales linguísticos que você encontrará, certamente ajudar-te-ão a ser uma pessoa ao mesmo tempo mais clara consigo mesmo, e mais adaptada às situações que te pegam de súbito.
Nunca ouvi nem li uma definição de poesia melhor que esta: a poesia é um modo memorável de dizer, é arte em palavras.
Ora, se ela é arte em palavras, o trabalho chato de buscar como aprender vocabulário em inglês, ou outro idioma, torna-se também uma arte?
Quase, não diria arte, mas diria que torna o aprender vocabulário um processo muito mais interessante.
Pense assim, se a prosa (sem rimas, geralmente textos em livros) convida você a conhecer as coisas, o mundo ? como este artigo que você está lendo ? a poesia, pelo contrário, não te convida a conhecer nada. Pelo contrário, ela te convida a participar.
Como assim participar?
Toda poesia quer que você sinta algo, que você participe dela ativamente. Lembra-se do colorido da língua que eu falava anteriormente? Então!
A palavra participar é bem ilustrativa! Ela significa fazer com que outros tomem parte de algo que temos dentro de nós. É isso que significa participar de uma poesia, é vivê-la e sentí-la.
Veja este exemplo de Camões:
"Ó doce e amado esposo,
Sem quem não quis Amor que viver possa,
Porque ir aventurar ao mar iroso
Essa vida que é minha e não é vossa?
Como por um caminho duvidoso,
Vos esquece a afeição tão doce nossa?
Nosso amor, nosso vão contentamento
Quereis que com as velas leve o vento?" ? Camões.
Você percebe que o que o autor queria não era mostrar que uma senhora despede-se de seu amado, mas pintar vivamente a angústia e a sensação de saudades?
A história é pouco importante aqui. Mas e o sentimento? E a sensação?
Certamente você já passou por essa sensação, sabe como é sentir saudades de alguém.
Agora imagine, se um estudante que não conhece a palavra afeição, bate o olho naquele trecho. Certamente ao procurar no dicionário e ir, aos poucos, dando vida àquele parágrafo, todas as palavras que ele aprender, serão incorporadas automaticamente na sua vida.
E por quê?
Porque é muito mais fácil aprender vocabulário em outro idioma quando estamos emocionalmente conectado com a língua. E a poesia faz justamente isso. Conecta você, o idioma, e a sua própria história.
Bom, então o primeiro passo já foi: você sabe a atitude perante a poesia: participar.
E o segundo? Ah! O segundo é tão importante quanto o primeiro, o segundo passo é saber o ritmo e a melodia.
Mas não estou falando aqui de métrica poética, aquela maluquice de decassílabos etc., que ninguém tem tempo de aprender.
Longe disso.
Estou falando do ritmo e melodia da língua. Cada língua tem a sua melodia, tem seu ritmo.
O modo mais fácil de otimizar e acelerar seu vocabulário em inglês, por exemplo, é lendo um parágrafo, somente um, de um grande poeta.
E por que isso? Simplesmente porque se você ler em alta voz, você aumenta o input. Lembra-se do input? Input significam todas as informações que entram em seu cérebro.
Poisé, se você lê e ao mesmo tempo fala, lendo em alta voz, você também está se ouvindo. É o dobro da informação entrando!
Para além disso, o seu ouvido engana-se menos com o ritmo e a melodia de um outro idioma do que seu cérebro.
Isso pois cada idioma tem sua entonação. Basta você encontrar o jeito certo de pronunciar as palavras... a entonação dessa língua.
Então aqui vai uma dica de ouro: leia em voz alta, e, se você ainda acha que não "pegou" busque um parceiro nativo para que ele te corrija.
Busque um no iTalki ou no Hellotalk, isso vai ajudar muito!
Mas preste atenção: mantenha-se em um parágrafo. Somente um. Quando você dominar esse, então dominou muito da sonoridade do idioma inteiro!
Dá uma olhada nessa passagem de Shakespeare, deixei a tradução de Carlos Alberto Nunes para você conferir:
Your virtue is my privilege for that: It is not night when I do see your face, Therefore I think I am not in the night; Nor doth this wood lack worlds of company For you in my respect are all the world. Then how can it be said I am alone When all the world is here to look on me?
A Midsummer Night's dream II, 1
????
Vossa virtude é a minha segurança. Quando o rosto vos vejo, deixa a noite de ser noite; por isso, não presumo que seja noite agora. Nem me faltam mundos de companhia nestes bosques, por serdes para mim o mundo todo. Como, pois, se dirá que eu estou sozinha, se o mundo todo agora me contempla?
Bom, se você foi convencido, parabéns, está a um passo de ser lançado a um cume tão alto que nunca terá coragem de descer de lá novamente.
Aqui estão algumas ferramentas úteis para você começar a aprender vocabulário de inglês, ou outro idioma, ainda hoje:
Essa playlist vai ajudar você a como tomar notas em livros, como aprender mais vocabulário com isso e como usar um sistema de repetição espaçada para memorizar mais vocabulário.
Este é o primeiro vídeo da série:
Neste vídeo você encontrará o modo mais eficaz e definitivo de como usar um dicionário haja vista o nível em que você se encontra neste idioma:
Neste vídeo eu mostro um método único, novo e muito simples para você aprender mais vocabulário usando apenas citações.
Para além disso, você vai poder usar um aplicativo poderoso para nunca mais esquecer este vocabulário de inglês ou de outra língua:
Aprender vocabulário de inglês ou qualquer outro idioma não deve ser uma tarefa chata de decorar listinhas, mas pode ser uma tarefa muito agradável, que ao mesmo tempo que melhora seu vocabulário, torna você uma pessoa muito melhor.